O manual abaixo te ajudará a ajustar a Rejeição: Ausência de troco quando o valor dos pagamentos for maior que o total da nota. Essa é a forma paliativa de correção pelo banco de dados. 


A mensagem pode ser apresentada de duas formas: 

- Ausência de troco quando o valor dos pagamentos informados for menor que o total da nota

- Ausência de troco quando o valor dos pagamentos informados for maior que o total da nota

E então o cliente não consegue transmitir as notas ao consultar ou abrir e emitir





Isso acontece quando o valor dos pagamentos registrados na venda está maior ou menor que o valor total da nota fiscal gerada, e esse problema pode ter 3 causas:


- QUANDO O VALOR TOTAL DA VENDA NÃO DIFERE DO VALOR TOTAL DA NOTA:

  1. Tag de pagamento duplicada no xml da nota
  2. Na tabela caixa-lotes o troco que é calculado pelo sistema em determinadas situações está interferindo no total dos pagamentos da venda ou os valores de pagamentos informados gravados na tabela apresentam outras divergências
    • OBS:  A tabela caixa-lotes é a tabela do banco de dados do SETA que salva todos os lotes do caixa, no caso todos os pagamentos informados nas vendas 

- QUANDO O VALOR TOTAL DA VENDA DIFERE DO VALOR TOTAL DA NOTA:

  1. Causado pelo desconto inserido individualmente no produto e depois inserido mais desconto no valor total da venda, que é rateado entre os itens e acaba ocasionando desconto maior que o valor do produto;


Para começarmos a resolver o erro sempre temos que comparar o valor total da venda com o valor total da nota,  o valor total da venda sempre será o correto. Ao filtramos a nota que está apresentando esse erro em notas pendentes consultamos o valor total dessa nota e consultamos também o valor da venda para comparar se estão iguais ou diferentes, para ver a venda da nota é só clicar na opção "Consultar Venda" ao lado


Ao clicar no botão irá abrir uma tela com as informações da venda dessa nota e podemos comparar os valores:

Nesse caso o valor da venda é igual o valor da nota (281,60) mas existem casos que ao tentar emitir a nota ela apresenta a validação de ausência de troco mesmo os valores sendo iguais. 

Na maioria das vezes  quando isso acontecer geralmente é o primeiro caso de erro que explicaremos como resolver.


1. Tag de pagamento duplicada no xml


O XML da nota está com a Tag de pagamento duplicada, é como se o pagamento fosse calculado duas vezes. Para resolver basta logar no sistema com o usuário SETA (101) filtrar, selecionar a nota e clicar no botão ao lado "Editar XML/Emitir" 


*esse botão está disponível apenas na versão 6 do SETA.



Irá abrir uma tela com o XML da nota, clique no meio da tela aperte CTRL+S para selecionar todo o conteúdo



Aperte CTRL+C para copiar e recomendamos que para colar e editar o xml utilize o editor de texto Notepad++ para utilizarmos alguns atalhos que facilitam a edição do xml, dentro do editor você pode apertar CTRL+V para colá-lo


Ao colar no Notepad++ aperte CTRL+ALT+SHIFT+B que o editor irá organizar o xml de forma estruturada


Ao descer a tela localize a tag <Pag> e dentro dela provavelmente estará com a tag <detPag></detPag> duplicada. Basta apagar uma das tags <detPag></detPag> e todo o conteúdo dentro dela


Deverá ficar assim:



Após isso no Notepad++ basta apertar as teclas CTRL+ALT+SHIFT+L para voltar o conteúdo do xml novamente inline, copiar e colar dentro da tela de edição do xml do seta, a tela onde antes anteriormente foi copiado o xml na mesma nota e salvar.


ATENÇÃO! Após copiar o xml e salvar não reabra a nota pois se ela for aberta, será gerado novamente o xml e a tag voltará a ficar duplicada, ela deverá ser emitida com o usuário SETA clicando com o botão DIREITO do mouse em cima do botão "Editar XML/Emitir" e o sistema irá emitir automaticamente.




Se a nota emitir o problema foi resolvido :)



No entanto pode acontecer de a tag de pagamento não estar duplicada, nessa situação partimos para o segundo caso..


2. Problema na tabela Caixa-lotes


A tabela caixa lotes é onde fica registrado o pagamento da venda no caixa e algumas vezes acontece alguns erros dos valores ficarem diferentes da venda, gerar troco, ficar nos campos errados da tabela, é aleatório. Para resolver basta comparar o valor da venda e a forma de pagamento usada para verificar se na tabela caixa-lotes está gravada dessa forma.


Para filtrar o lote da venda na tabela caixa-lotes precisamos abrir a venda a partir da nota consultando - a



O lote do caixa na venda é o número indicado na imagem na posição marcado em vermelho, basta copiá-lo 


Com o usuário SETA logue no sistema e vá em Retaguarda - Manutenção - Banco de Dados e navegue até a tabela caixa-lotes. Ao localizar a tabela selecione todos os campos e informe no campo código o número que você copiou colocando a condição como igual (=) e pressione F8 para pesquisar.


A venda foi no cartão de Débito a vista no valor de 281,60




No print da venda está mostrando que o valor é de 281,60 no entanto na tabela caixa-lotes no campo Entradas, Saldo e Cartão está informado o valor de 300,00 e troco de 18,60 quando na verdade a coluna troco deveria estar zerada e as outras colunas deveriam estar com o valor exato de 281,60, basta realizar a correção:




A venda foi no cartão de Débito mas pode acontecer do valor estar informado na coluna Dinheiro, cheque ou se a venda foi no dinheiro estar informado no cartão, ou o valor estar totalmente diferente da venda e sem troco, o valor da coluna Entradas está diferente dos demais ou o saldo, isso tudo deve ser analisado, comparado com a venda e corrigido manualmente


Exemplo do valor estar informado na forma de pagamento errada: 



Venda feita no CARTÃO DE DÉBITO a vista no valor de 281,60

Forma correta:


Após corrigir é só salvar e tentar realizar a emissão da nota.


Se a nota emitir o problema foi resolvido :)


No entanto, quando o valor da venda está diferente que o valor da nota, um dos principais motivos é por conta de algum desconto ou acréscimo dado em algum produto que acabou criando divergência no momento de gerar a nota. 


3.Quando os valores da nota não batem com a venda


Quando isso acontecer precisamos ajustar a nota via banco de dados para que fique igual a venda. Utilizaremos como exemplo uma simulação onde a venda está com um valor e a nota um valor menor por conta de um produto que está com desconto na nota e não na venda. Os tipos de divergência podem alterar mas o procedimento de correção basicamente sempre é o mesmo no momento de ajustar a nota, sempre devemos comparar os valores com a venda.


Ao consultar a nota ela apresenta um valor de R$ 296,00 e a venda R$ 300,00





Para que a nota fique igual a venda copiamos o código da venda e com o usuário SETA logamos no sistema, vamos em Retaguarda - Manutenção - Banco de Dados e navegamos até a tabela nfregistro, selecionamos todas as colunas, no campo AUXILIAR colocamos a condição igual (=), no filtro, antes do código da venda digitamos as letras VE seguido do código da venda  ex:(VE00000043) e filtramos clicando em F8.


Ao filtrar ele trará o registro. Precisamos apenas do código, copie esse código, no exemplo é o 00000028



Após isso navegamos até a tabela NFDETALHES e na coluna NFREGISTRO inserimos esse código que acabamos de copiar. Após isso ele trará os produtos da nota que são os itens da venda com todas as informações, inclusive o desconto que no nosso exemplo está causando a divergência do valor da nota com a venda que não possui esse desconto de 4,00 no item. Basta apagarmos o desconto e salvarmos 




Após isso a nota conferiu os valores pois ajustamos de tal forma que a nota conferisse os valores com a venda. Outros casos complexos podem acontecer, mas para esses tipos de problemas esse é o caminho a se tomar para corrigir via banco de dados, dependendo do contexto do problema pode ser que seja necessário fazer mais ajustes nesses registros, no entanto o foco sempre será fazer o valor total da nota conferir com o valor total da venda.


Após o ajuste, o total da nota conferiu com o valor total da venda



é só tentar realizar a emissão da nota.


Se a nota emitir o problema foi resolvido :)













Este manual foi criado por: Luiz Fernando Rodrigues da Silva – Analista de Suporte, em 20/03/2020.