Nesse manual você encontrará um passo a passo de como fazer o cadastro dos clientes, de forma simplificada e completa no CAIXA CREDIÁRIO e CAIXA FÁCIL, como o manual exemplificará os dois CAIXAS, serão destacadas as funções que são pertinentes a apenas um dos caixas. Sendo que as funções pertinentes aos dois caixas, terão apenas as explicações da tela e função, sem anotações apontando um dos caixas. 


O cadastro do cliente é o coração do relacionamento com o cliente, pois a partir dele poderão ser criadas ações para fidelização e ações para gerar novas vendas. 


O cadastro simplificado pode ser utilizado para fazer um cadastro rápido, apenas com algumas informações básicas. Com um cadastro simplificado você consegue efetuar uma venda no dinheiro e no cartão.


Já o cadastro completo, como o próprio nome já diz, é utilizado para operações mais complexas, que muitas vezes envolvem risco financeiro, como por exemplo o crediário. 

 


CADASTRO SIMPLIFICADO

 

Para fazer um cadastro simplificado, no CAIXA FÁCIL, acesse a aba 2. Cliente e clique na escrita em azul que fica na parte inferior da tela “Tecle F5 para incluir ou editar cadastro” ou pressione a tecla F5 no seu teclado ou ainda, digite o CPF ou CNPJ e aperte a tecla ENTER ou utilize o atalho CTRL+A.


O mais indicado é digitar o CPF ou CNPJ e apertar a tecla ENTER, pois o sistema buscará no histórico de sua loja ou rede se este cliente realmente não está cadastrado, caso não esteja abrirá uma tela informando que o cliente não possui cadastrado e solicitando se você deseja realiza-lo, bastará clicar sim, e a tela de cadastro de clientes simplificado será exibida.  


Para realizar o cadastro simplificado no CAIXA CREDIÁRIO, será necessário iniciar uma venda, clicando no botão 1 - NOVA VENDA, que é a primeira opção do menu lateral esquerdo. 


Em seguida clique na lupa que está no final do campo CLIENTE.

 

Na tela de Cadastro será necessário clicar na primeira opção da lateral esquerda NOVO, F3 no teclado ou ALT + N

 

Preencha o Nome do cliente e o seu CPF, e clique em Continuar.


Se o cliente for pessoa jurídica, selecione a opção 2 – Pessoa jurídica e no campo CPF, você deverá preencher o CNPJ.

 

O cadastro simplificado possui dois quadrantes: informações principais e informações complementares.

 

Informações principais:

  • Nome: nome do cliente, caso você esteja realizando o cadastro pela CAIXA CREDIÁRIO, este campo já virá preenchido da tela anterior, mas se necessário é possível editar.  
  • Vendedor: é possível selecionar o vendedor responsável por este cliente. Este campo é indicado para as lojas que trabalham com clientes fixos, ou seja, sempre que o cliente for a loja, será atendido pelo mesmo vendedor gerando uma carteira de clientes para o vendedor.
  • Nascimento: data de nascimento do cliente
  • CPF: CPF do cliente, já virá preenchido da tela anterior, mas caso seja necessário ou você tenha escolhido clicar F5 para inclusão, sem informar o CPF antes, é possível inserir ou modificar. 
  • RG/IE: RG do cliente ou número de identificação do cliente, de acordo com o documento do seu país, caso seja estrangeiro. 
  • Celular/Whatsapp: número de contato do cliente
  • Nº do cartão: caso a loja trabalhe com cartão próprio ou fidelidade, pode informar o número do cartão do cliente neste campo.
  • Status: neste campo constarão seis opções:
    • Simplificado: cliente que compra apenas no dinheiro e cartão.
    • Cheque-pré: cliente que compra além de dinheiro e cartão, com cheque pré-datado também
    • Ativo: cliente que compra nas opções anteriores e cheque.
    • Bloqueado: cliente que está com o seu crediário bloqueado, mas caso ele deseje realizar compra em dinheiro ou cartão o sistema irá liberar. 
    • Especial: Cliente que pode ter alguma condição especial, como por exemplo programa fidelidade (nesse caso deve-se configurar pelo retaguarda a condição específica para clientes com esse status).
    • Falecido: cliente falecido.
  • Tipo Contribuinte: terão três opções de contribuinte, consumidor final; contribuinte e contribuinte especial, e deverá ser selecionado seguindo as regras descritas abaixo. 
    • Consumidor final: é aquele que não revenderá o produto, ou seja, comprará para o seu consumo ou presente. 
    • Contribuinte: Pessoa jurídica que realize, com habitualidade ou em volume que caracterize intuito comercial, operações de circulação de mercadoria ou prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior. Mas, afinal, quem é o consumidor final não contribuinte? Não, pois não realiza atividades sujeitas a ICMS. 
    • Contribuinte Especial: é utilizado quando deseja-se diferenciar esse cadastro, ou seja, ele pode ser uma pessoa física CPF ou pessoa jurídica CNPJ, mas por questão de classificação, não quero informar como consumidor ou contribuinte. 

Em síntese: 

  1. Consumidor final (Cadastro de pessoa física). 
  2. Contribuinte (Cadastro Jurídica).  
  3. Contribuinte Especial (Cadastro pessoa física ou jurídica, dependendo da regra acima mencionada). 
  • Nº do Calçado: número de calçado do cliente. É permitido apenas 2 números.
  • Sexo: F para Feminino e M para Masculino.


Nas opções da lateral direita, abaixo de RG estão dispostas quatro opções de formas de contato com o cliente: “Ligações Telefônicas”, “Envio de E-mails”, “Envio de SMS/Whatsapp” e “Envio de Cartas”, marque a(s) forma(s) que o cliente permite. Essa marcação pode ser filtrada no motor de relacionamento.

 

Dica: caso seja um cliente estrangeiro que não possua CPF, bastará digitar onze zeros, e clicar ENTER, que o sistema reconhecerá que o cliente não é brasileiro e habilitará ao lado do campo CEP ou campo PAÍS, para que seja selecionado o país de origem do cliente e o número de identificação do mesmo pode ser inserido no RG/IE. 

 

Informações Complementares:

Se o cliente souber o CEP da residência, informe-o no campo CEP, automaticamente o sistema trará o endereço, você precisará apenas colocar o número da casa após a vírgula. 


ATENÇÃO! o endereço SEMPRE deve estar nesse formato: nome da rua, número.


Se o cliente não souber o CEP, é possível clicar na lupa que tem ao final do campo CEP, e pesquisar pelo nome da rua. 


Por padrão, no campo Cidade estará a cidade da loja, caso o cliente seja de outra cidade, bastará clicar na lupa em frente ao nome da cidade e buscar a cidade do cliente. 


No campo endereço, é necessário digitar o ‘endereço desejado sem o logradouro’. Por exemplo, se o cliente falar que mora na Avenida Brasil, digite apenas ‘Brasil’, nunca informe se é rua ou avenida, pois pode estar abreviado na escrita ou algum ponto e não localizar. 


Encontre o endereço na listagem exibida e clique em Exportar, ALT + E ou selecione com duplo clique e o sistema retornará para a tela de cadastro do cliente com o endereço preenchido e será necessário colocar o número da casa após a vírgula.


Quando o cliente é de uma cidade que tenha o CEP único, o campo endereço não será preenchido automaticamente, ou seja, será necessário preencher manualmente todos os campos.

  • Complemento: Se houver algum complemento do endereço pode adicionar aqui, como bloco X, apartamento Y, etc. 
  • Bairro: Campo já vem preenchido de acordo com o CEP, sendo necessário preencher se for CEP único.
  • Cidade/UF: Cidade e estado do endereço do cliente. É preenchido automaticamente de acordo com o CEP.
  • E-mail:  informe o e-mail do cliente.
  • Observações: campo aberto para adicionar alguma observação do cliente.


Ao finalizar o preenchimento desses campos, clique em SALVAR ou ALT + S


Depois do cadastro salvo, ainda é possível voltar na tela de cadastro para adicionar mais endereços e a foto do cliente. 


No CAIXA FÁCIL, bastará clicar na escrita em azul que fica na parte inferior “Tecle F5 para incluir ou editar cadastro” ou F5 no teclado. 


E no CAIXA CREDIÁRIO será necessário clicar novamente na lupa em frente ao campo NOME

  

No retângulo branco na parte inferior da tela, será possível pesquisar o cliente, pelo nome, CPF, data de nascimento, código, entre outros dados. Após digitar a informação escolhida para pesquisa, tecle ENTER e localize o cliente na listagem.


Clique no botão F4-Abrir, ou pressione F4 no teclado ou utilize o atalho ALT + A
 

Assim, será aberta a tela de cadastro simplificado novamente. 


Para adicionar uma foto do cliente, clique no quadrado branco que fica na parte superior da tela de cadastro. Será possível tirar uma foto do cliente com webcam ou importar da galeria do computador.  


Se precisar remover a foto depois de adicioná-la, clique com o botão esquerdo do mouse sobre a foto.


Se precisar cadastrar mais de um endereço do cliente, clique na segunda opção do lado esquerdo da tela, "Mais Endereços" ou ALT + M


Adicione um novo clicando em F3-NOVO ou F3 no teclado e siga as mesmas instruções da inserção de endereço nas informações complementares. 

 

Ao finalizar a edição bastará clicar em SALVAR ou ALT + S e prosseguir com a venda. 

Observe que abaixo do fechar tem a data em que foi realizado o cadastro do cliente e a data da última edição feita no cadastro. 

 


 

CADASTRO COMPLETO

 

O cadastro completo do cliente possui campos que não existem no cadastro simplificado. Esse cadastro deve ser utilizado quando se quer adicionar mais informações do cliente, e principalmente quando a loja utiliza crediário, pois as análises de crediário serão feitas baseadas nesses dados.


Para fazer um cadastro completo de cliente no CAIXA FÁCIL, clique no ícone Cc (Cadastro de Clientes) que fica no canto esquerdo da tela. 


Ou expandir o menu clicando nos três risquinhos que fica no canto superior esquerdo da tela e depois clicar em CADASTRO DE CLIENTES, ou ainda, utilizar o atalho ALT + C.

 

No CAIXA CREDIÁRIO é necessário clicar em 4 – CADASTRO DE CLIENTES ou utilizar o atalho ALT + 4.


Para realizar o cadastro completo no módulo RETAGUARDA, acesse o menu CADASTROS CLIENTES

 

Nas três opções abrirá a tela de Cadastro de Cliente, clique em F3-NOVO ou F3 no teclado. 

Digite o CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) e o nome ou razão social do cliente. Em seguida clique em CONTINUAR ou ALT + O


Além da inserção de um novo cadastro existe mais algumas opções que podem ser feitas e que serão explicadas no decorrer deste manual. Mas iniciaremos com a inserção de um novo cadastro. 

 

Esta tela terá os dois campos que têm no cadastro simplificado, com algumas informações a mais e a ordem um pouco diferente, além disso terá também as abas Profissional/Pessoal, Referências, SCPC e Crediário. 


Na primeira categoria, INFORMAÇÕES PRINCIPAIS, os seguintes campos deverão ser preenchidos:

  • Nome: nome do cliente, este campo já virá preenchido da tela anterior, mas se necessário é possível editar.  
  • Nascimento: data de nascimento do cliente
  • Sexo: F para Feminino e M para Masculino.
  • Nº do Calçado: número de calçado do cliente. É permitido apenas 2 números.
  • CPF: CPF do cliente, já virá preenchido da tela anterior, mas caso seja necessário ou você tenha escolhido clicar F5 para inclusão, sem informar o CPF antes, é possível inserir ou modificar. 
  • RG/IE: RG do cliente ou número de identificação do cliente, de acordo com o documento do seu país, caso seja estrangeiro. 
  • Status: neste campo constarão seis opções:
    • Simplificado: cliente que compra apenas no dinheiro e cartão.
    • Cheque-pré: cliente que compra além de dinheiro e cartão, com cheque pré-datado também
    • Ativo: cliente que compra nas opções anteriores e cheque.
    • Bloqueado: cliente que está com o seu crediário bloqueado, mas caso ele deseje realizar compra em dinheiro ou cartão o sistema liberará. 
    • Especial: Cliente que pode ter alguma condição especial, como por exemplo programa fidelidade (nesse caso deve-se configurar pelo retaguarda a condição específica para clientes com esse status).
    • Falecido: cliente falecido.
  • Nº do cartão: caso a loja trabalhe com cartão próprio ou fidelidade, pode informar o número do cartão do cliente neste campo.
  • Pai: nome do pai do cliente.
  • Mãe: nome da mãe do cliente.
  • Naturalidade: informe a cidade/estado de nascimento da cliente.
  • Vendedor: é possível selecionar o vendedor responsável por este cliente. Este campo é indicado para as lojas que trabalham com clientes fixos, ou seja, sempre que o cliente for a loja, será atendido pelo mesmo vendedor gerando uma carteira de clientes para o vendedor.

 

Na aba ENDEREÇO solicitará as seguintes informações:

  • CEP: bastará seguir os mesmos passos descritos no cadastro simplificado. 
    • LEMBRE-SE: o endereço SEMPRE deve estar nesse formato: nome da rua, número.
  • Complemento: Se houver algum complemento do endereço pode adicionar aqui, como bloco X, apartamento Y, etc. 
  • Bairro: Campo já vem preenchido de acordo com o CEP, sendo necessário preencher se for Cep único.
  • Cidade/UF: Cidade e estado do endereço do cliente. É preenchido automaticamente de acordo com o Cep.
  • Proximidade: ponto de referência. Algum local perto da residência.
  • Observações: campo aberto para adicionar alguma observação do cliente.
  • Cidade Origem: Cidade de origem do cliente.
  • Residência: refere-se ao tipo da residência, se é própria (a residência é do próprio cliente), alugada, cedida (é emprestada, alguém cedeu a casa para esse cliente), Financiada (a residência está financiada), Outras (a residência é outra opção diferente das citadas acima).
  • Tempo residência: informe a data em que o cliente começou a morar na residência em que mora hoje.
  • Telefone: número do telefone fixo do cliente
  • Aluguel: Se o cliente mora em casa alugada, informe aqui o valor que ele paga de aluguel.
  • Possui casa própria: Se o cliente possui casa própria marque essa opção.
  • Celular/Whatsapp: informe o número do celular do cliente.
  • Operadora (abaixo de celular/whatsapp): Informe qual é a operadora do celular informado acima.
  • Celular 2: Adicione outro número de celular para contato com o cliente.
  • Operadora (abaixo de Celular2): Informe qual é a operadora do celular informado acima.
  • E-mail: informe o e-mail do cliente.


Na aba PROFISSIONAL/PESSOAL, serão solicitadas as seguintes informações:

  • Trabalho: nome da empresa em que o cliente trabalha. 
  • Atividade: atividade exercida pelo cliente, sua profissão. Clique na lupa para selecionar uma profissão, caso não tenha cadastrado, crie uma nova após clicar na lupa. 
  • Confirmação: nome de quem é possível confirmar as informações. 
  • Endereço: endereço da empresa. 
  • Regime Trab.: será possível selecionar o regime trabalhista (aposentado, autônomo, contrato, concurso, estagiário, pensionista, registrado, sem registro).
  • Telefone: Telefone da empresa onde trabalha.
  • Escolaridade: será possível selecionar a escolaridade do cliente (fundamental incompleto, fundamental, médio incompleto, médio, graduação incompleto, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado).
  • Estado Civil: Selecione o estado civil do cliente (solteiro, casado, viúvo, divorciado, união estável, outros).
  • Time: digite o nome do time que o cliente torce.
  • Obs Serviço: campo aberto para adicionar alguma observação do serviço do cliente
  • Nº Dependentes: Informe o número de dependentes que o cliente tem, ou seja, quantas pessoas dependem da renda dele (filhos, por exemplo).
  • Salário: Informe o salário mensal do cliente.
  • Renda Mensal: Informe aqui a renda mensal do cliente, por exemplo, digamos que o cliente tenha um salário de R$ 1.000, porém ele também tem uma casa alugada, e recebe de aluguel todos os meses mais R$ 1.000, então a Renda Mensal dele é a soma de todos esses valores: R$ 2.000.
  • Tempo Serviço: Informe a data que o cliente começou trabalhar no serviço atual.
  • Renda Comprovada: Se o cliente comprovou a renda dele, marque essa opção.
  • Cônjuge: Se o cliente é casado, você pode selecionar nesse campo o cadastro do cônjuge. Caso o cônjuge não esteja cadastrado, clique na lupa e na opção Novo, e cadastre o cônjuge como cliente.
  • Trabalho Ant.: nome da empresa anterior que o cliente trabalhava.
  • Endereço Ant.: endereço do trabalho anterior do cliente.
  • Tipo de contribuinte: seguir as mesmas regras descritas no cadastro simplificado. 
  • E na lateral direita é possível cadastrar biometria do cliente, assim quando o cliente realizar uma compra no crediário, abrirá uma tela solicitando sua biometria, para validar se é ele mesmo que está comprando. 

NA ABA REFERÊNCIAS, serão solicitadas informações bancárias e como o próprio nome já diz, referências. 

  • Conta Corrente Desde: será possível informar a data de abertura da conta corrente do cliente, caso ele possua. 
  • Comerciais/Bancárias: campo aberto para que seja possível adicionar dados de referências comerciais e/ou bancárias.
  • Nome, Telefone, Vínculo: adicionar referência de pessoas para ligar e confirmar as informações. Preencha o nome, telefone e o vínculo dessa pessoa com o cliente e clique em Adicionar. Pode ser adicionar quantas referências considerar necessária.

 

A penúltima aba diz respeito ao SCPC

  • Data Entrada: caso o cliente tenha sido negativado (algum título foi enviado para protesto e o seu nome foi incluso em algum órgão de bloqueio – Ex: SCPC). Esse campo é preenchido automaticamente quando a equipe responsável da loja envia o título para protesto pelo módulo retaguarda do Seta.
  • Data Saída: será exibida a data em que o cliente teve seu nome retirado do órgão de bloqueio. Essa data também é preenchida automaticamente quando a equipe responsável da loja retira o título do SCPC pelo retaguarda do Seta.
  • Seprocar Após: Campo informativo de uma equipe para outra. Pode-se informar nesse campo, após quantos dias vencidos o título deve ser seprocado (negativado)
  • Status SCPC: status do cliente no SCPC (nada consta, reabilitado, seprocado, inabilitado, serasa, scpc/Serasa). Campo preenchido automaticamente de acordo com a situação do cliente.
  • Cobrança: pessoa ou empresa responsável pela cobrança desse cliente.
  • SCPC On-Line: Serviço de consulta ao SCPC. Ao clicar nessa opção o sistema consulta a situação do cliente e retorna as informações se há alguma pendência ou se nada consta.
  • Resultado da última consulta: Aqui será exibida o resultado da consulta após clicar na opção SCPC On-Line.

E a última aba refere-se ao CREDIÁRIO

  • Avalista: Se pela política da loja, o cliente deve ter um avalista para comprar no crediário, assim como no campo cônjuge da aba Profissional/Pessoal é necessário buscar um cliente cadastrado no Seta para ser o avalista ou caso não tenha cadastro, será necessário criar um cadastro. 
  • Convênio: Se o cliente participa de algum convênio com a loja, selecione nesse campo o convênio.
  • Aviso para Mostrar aos Atendentes: Aqui você pode adicionar algum aviso sobre o cliente para ser exibido ao operador de caixa. Esse aviso será exibido em tela assim que o operador de caixa selecionar o cliente na hora da venda.
  • Status: simplificado, cheque pré, ativo, bloqueado, especial e falecido, deve-se seguir as mesmas regras de status apresentadas no cadastro simplificado. 
  • Complemento: campo aberto para adicionar algum complemento do cliente para o crediário.
  • Crédito rotativo: aqui você deve colocar o valor do crédito (limite) disponível para o cliente comprar no crediário.
  • Bloqueia atraso: valor informado em número de dias. Se o cliente tiver algum título vencido, após esse número de dias ele será bloqueado e não poderá mais fazer vendas no crediário.
  • Avisar no Venc.: Selecione aqui se o cliente quer que seja avisado/cobrado de vencimentos.
  • Dia Vencimento: Melhor dia para o vencimento das parcelas. Quando for efetuada uma venda para esse cliente, as parcelas de crediário ficarão com vencimento para esse dia.


Para analisar o comportamento do cliente e assim poder aumentar ou diminuir o crédito rotativo dele, quando essa análise é feita manualmente, você pode clicar em ANALISAR COMPORTAMENTO


Na tela de comportamento do cliente, serão exibidas as informações dele, como número de compras realizadas desde o cadastro na empresa, total comprado, total devolvido, data da última compra, informações da maior compra, informações financeiras do cliente e do cônjuge, como: média de atrasos, maior antecipação, saldo em aberto, limite disponível e status do SCPC. 


Clicando em FINANCEIRO, do lado esquerdo da tela, ou ALT + F, é possível consultar todos os títulos do cliente, independentemente de estar em aberto ou baixado (pago). 

    

Para visualizá-los é necessário utilizar o filtro da lateral esquerda, de acordo com o que se pretende consultar, se é um título a receber ou a pagar, se está com o status aberto, baixado ou atrasado. 


É possível visualizar também um resumo do crediário, deixando selecionado a opção CREDIÁRIO logo abaixo do filtro de status, com o valor total que tem em aberto no crediário, seja proveniente de vendas de produtos ou consertos que sejam cobrados do cliente, total vencido e valor de juros, conforme estipulado nas configurações globais. 


Se a opção CARTÃO/CONV., estiver habilitada, mostrará os títulos em que o cliente realizou compra utilizando cartão de crédito ou débito ou convênio e o seu status (baixado ou em aberto) dependerão do controle de cartões que deve ser realizado pelo módulo RETAGUARDA. 


E a opção CHEQUE segue a mesma lógica do CARTÃO/CONV. Ao final, fica um resumo utilizando as informações dos três campos, CREDIÁRIO, CARTÃO/CONV e CHEQUE, independente de estarem marcadas ou não, para que o usuário consiga ter uma visão geral do comportamento financeiro do cliente pesquisado. 
 

Após realizar análise do financeiro do cliente, é possível clicar em ANÁLISE CREDIÁRIO para que o sistema gere uma ocorrência de análise e assim fique registrado quando foi efetuada a última análise.


Depois de analisar o comportamento do cliente, é só clicar em CANCELAR, ALT + C ou ESC, para voltar a tela anterior.


Na aba CREDIÁRIO, ainda é possível LIBERAR CRÉDITO ADICIONAL, mas esta função está disponível apenas para o CAIXA CREDIÁRIO.  


Exemplo:

O cliente tem um crédito inicial liberado de R$ 150,00, mas tem R$ 100,00 em aberto no crediário de uma compra anterior, assim ele tem apenas R$ 50,00 disponível para uma nova compra. Porém, ele quer comprar um produto de R$ 100,00, assim é necessário liberar um crédito adicional de R$ 50,00 para que ele consiga fazer todo o pagamento no crediário.


Para liberar este crédito adicional é preciso clicar no botão LIBERAR CRÉDITO ADICIONAL que fica abaixo da análise de comportamento ou clicar ALT + L


A tela de liberação de crédito adicional apresentará um resumo dos títulos a vencer, e no campo Crédito Adicional será possível informar o valor adicional que será liberado para o cliente, mas lembre-se, esse valor será válido APENAS para a PRÓXIMA COMPRA


Para que o valor permaneça sempre no cadastro do cliente, é necessário utilizar a função crédito rotativo, informando o valor total de crédito que o cliente tem na loja. 


Entrada (% / R$): Defina se o cliente precisará dar uma entrada em dinheiro na compra, para poder utilizar esse crédito adicional. Se precisar, coloque aqui esse valor, em Percentual no primeiro campo OU em reais no segundo.


Ao finalizar, clique em F8-SALVAR ou F8 no teclado e abrirá uma tela de impressão, para que se for necessário imprimir o comprovante deste crédito adicional liberado para o cliente. 

 

Conforme mencionado anteriormente, é possível realizar outras ações, além do cadastro, na tela inicial do CADASTRO DE CLIENTES


Clicando em F4-ABRIR, F4 no teclado ou ALT + A, é possível abrir um cadastro para editá-lo.          


O botão VINCULADAS, é utilizado para permitir que um cliente compre no crediário de outro, para isso é necessário que o dono do crediário que será utilizado para compra, peça para que o seu cadastro seja vinculado ao de outro cliente no SETA. Também pode ser utilizado para inserir os filhos como vinculados e utilizar em filtros nos relatórios.


Para adicionar pessoas vinculadas, acesse o Cadastro de Clientes, pesquise pelo cliente dono do crediário, dê um clique sobre o cliente e clique em VINCULADAS ou ALT + U


Na tela de VINCULADAS é possível:

  • F3-Novo: adicionar um novo cadastro vinculado, pode utilizar também o atalho F3 no teclado. 
  • F4-Abrir: abrir um cadastro de vinculada para validar os dados ou atualizar, pode utilizar também o atalho F4 no teclado. 
  • Desativar: Desativar uma pessoa vinculada.
  • Excluir: Excluir a pessoa vinculada desse cadastro.
  • Imprimir: Imprime a listagem de pessoas vinculadas que está na tela, pode utilizar também o atalho ALT + I. 
  • Imprimir Documentos: Imprime documentos que devem ser adicionados a base do cliente quando for configurada, como por exemplo, o contrato onde o dono do crediário assina garantindo que esse vinculado pode comprar em seu nome.

 

Preencha os dados da pessoa e clique em Salvar. Caso tenha informado cônjuge ao criar o cadastro do cliente, é possível importar o cadastro do cônjuge para o vinculado também, clicando em IMPORTAR CÔNJUGE ou ALT + I


A opção seguinte da tela principal de CADASTROS DE CLIENTES, é Documentos, que pode ser acessado clicando no botão DOCUMENTOS ou ALT + D


Nesta tela poderão ser inseridos ou excluídos os documentos digitalizados dos clientes, como comprovantes de renda, residência, documentos pessoais e autorizações, como a que pode ser impressa na tela VINCULADAS.   


Para inserir os documentos, escolha o tipo de documento desejado e clique no quadrado branco localizado abaixo do espaço para escolher o tipo de documento, ao clicar, será possível tirar uma foto ou escolher algum documento salvo no computador. 


Depois de inserir os documentos é só clicar em SALVAR ou ALT + S

 

A próxima opção da tela de CADASTRO DE CLIENTES, é Mais Endereços, nela será possível inserir um ou mais endereços além do endereço principal já cadastrado durante a inclusão do cadastro. 


Basta clicar em Novo, e abrirá uma tela para a inclusão do novo endereço, será possível colocar uma descrição também, para identificar de quem ou a que se refere este endereço. 


Na opção OCORRÊNCIAS, será possível visualizar as ocorrências geradas, seja no atendimento ao cliente, análise de crédito ou motor de relacionamento e gerar uma nova ocorrência. 


Na tela de ocorrência, será apresentada a listagem de ocorrências, para visualizá-las detalhadamente bastará clicar uma vez sobre a ocorrência desejada e nelas estarão registrados os comentários colocados, operações realizadas, bem como data e horário em que foram realizadas. 


A opção seguinte é FINANCEIRO, que pode ser acessado por ALT + F, também. E é a mesma tela que abre no cadastro do cliente quando é clicado em ANALISAR COMPORTAMENTO – FINANCEIRO


Além dos filtros para visualização dos títulos explicados na parte de inclusão do cadastro, é possível realizar mais algumas operações, como visualizar a venda, combinar nova data de pagamento, acessar o histórico de pagamentos do crediário, imprimir a listagem de títulos ou só os títulos selecionados. 


Desta forma, caso o cliente queira combinar o pagamento de parcelas em atraso, bastará clicar uma vez no título e apertar a tecla ESPAÇO no teclado para marcar este título, clicar em COMBINAR e inserir a nova data acordada com o cliente, por fim clicar em F8-COMBINAR ou F8 no teclado. 


Clicando em VENDA ou ALT + V, é possível visualizar o espelho da venda selecionada.  


Em PAGAMENTOS ou ALT + M, é possível visualizar todo o histórico de pagamentos do cliente. 


Utilizando o botão IMPRIMIR, imprimirá a listagem de títulos e IMPRIMIR SELECIONADO, como o próprio nome já diz, imprimirá a listagem dos títulos que forem selecionados, clicando com o espaço do teclado. 


Em COMPORTAMENTO, é apresentada a mesma tela de ANALISAR COMPORTAMENTO do cadastro do cliente. Assim, conforme descrito no passo a passo da inserção de um novo cadastro, é possível visualizar um resumo do cliente, quantas compras fez, valor total comprado, valor total devolvido, resumos de crediário, entre outras informações. 


Além disso é possível acessar o financeiro e realizar uma análise de crediário do cliente, gerando uma ocorrência. 

 

Em VENDAS, serão listadas todas as compras efetivadas pelo cliente, conforme legenda do canto inferior esquerdo da tela, os diferentes tipos de vendas serão destacados por cor, sendo preto para venda regular, ou seja, aquela venda iniciada e finalizada, podendo o pagamento ter sido efetivado em dinheiro, cartão, cheque ou crediário. 


As devoluções ficarão com a escrita em preto e com um sinal de menos ( - ) em frente ao valor da compra. 


Em cinza ficarão as vendas pendentes, aquelas que foram iniciadas em um pré-vendas, mas ainda não foi finalizada. 

Vermelho, as vendas canceladas, ou seja, aquelas que por algum motivo tiveram que ter sido estornadas. 


Condicionais baixadas ficarão em verde e condicionais pendentes, aquelas que ainda falta o cliente devolver, em amarelo


Com um clique é possível selecionar a venda, assim do lado direito da tela ficará os detalhes da compra, como vendedor, condição de pagamento, e informações dos produtos da compra selecionada. 


Clicando em Imprimir Pedido, será impresso um espelho da venda e consultar pedido, será possível visualizar em tela o espelho da venda, podendo editar a venda, conforme descrito no manual de vendas baixadas. 

O botão DESATIVAR, desativa o cadastro do cliente selecionado, assim este cadastro não aparecerá mais na listagem de clientes. 

 

O botão ETIQUETAS, gera etiquetas de endereço do cliente, para serem impressas posteriormente, acessando RETAGUARDA RELATÓRIOS IMPRESSÃO DE ETIQUETAS DE ENDEREÇO


Logo em seguida é apresentada a opção IMPRIMIR A FICHA, clicando nesta opção é possível imprimir a ficha do cliente, conforme preenchido em seu cadastro, com uma declaração de que as informações preenchidas são reais e que informará a empresa caso tenha alguma alteração e logo abaixo um espaço para que o cliente possa assinar. 


A opção FICHA EM BRANCO, trará esta mesma ficha de cadastro, sem nenhuma informação preenchida, para que o caixa ou cliente possa preencher. 

 

A opção IMPRIMIR CARTÃO, possibilita a impressão de cartões, caso a loja trabalhe com este recurso. 

Por fim, o botão IMPRIMIR DOCUMENTOS, o qual possibilita imprimir documentos previamente pré-estabelecidos no módulo RETAGUARDA CONFIGURAÇÕES DOCUMENTOS


Clicando em F8 - IMPRIMIR ou F8 no teclado será impresso o documento padrão. Clicando no botão IMPRESSORA, será possível selecionar em qual impressora será impresso este documento padrão. 


E clicando em EDITAR, é possível realizar a edição do documento padrão antes de realizar a impressão, inserindo os dados pessoais do cliente, por exemplo. 


E assim como as demais telas do Seta para fechar, basta clicar em FECHAR ou pressionar a tecla ESC no teclado. 

 

 

 

Editado por

Data

Hillary Lapas e Katiéli Vanessa Fritz

07/05/2020