Após habilitar as configurações e permissão de acesso, vamos para algumas parametrizações:



Desconto em folha: Definir em qual item do plano de contas será lançado o título quando for descontado do operador de caixa valores que faltaram no caixa. Ex. ao fechar o caixa faltou 15,00. 

 

Prejuízo: Definir em qual plano de contas será lançado o título quando houver um prejuízo na loja, por exemplo, uma pessoa de fora passa e rouba a loja,  então, não será descontado da loja (operador do caixa). 

 

Sobra de valores: Definir em qual plano de contas será lançado o título quando ocorrer sobra no caixa da loja. 

Esses itens poderão ser vistos posteriormente no DRE. 

 

Dia para pagamento do desconto em folha: Definir o dia do título que será descontado na folha do operador do caixa/funcionário do qual será descontado a divergência do caixa. 

 

Dia de corte para pagamento em folha: Definir o dia em que o sistema, a partir daquele dia, lança o desconto para mês seguinte. Exemplo: é lançado um título para descontar no dia 15, mas a folha de pagamento do mês já fechou, nesse caso, o título fica para descontar no mês seguinte. No caso da Itapuã, o dia de corte é dia 30. 

 

Valor mínimo para divergências caixa: Definir um valor como se fosse uma carência, até X valor, tanto de sobra como de falta, o caixa é definido como CONFERE e não é feito nenhum desconto do operador de caixa. 

Exemplo, podemos inserir nesse campo 5,00, isso quer dizer se der divergência até 5,00 o caixa estará ok.

 

Data para bloqueio de lançamentos: Definir a data para consolidação da ferramenta, se for colocado por exemplo a data atual, só será possível fazer alterações após essa data. O sistema não vai liberar lançamentos com data retroativa. Não é possível inserir deposito, despesas etc. 


Valor mínimo para divergências Cofre : Definir um valor como se fosse uma carência, até X valor, tanto de sobra como de falta, o cofre  é definido como CONFERE e não é feito nenhum desconto do operador de caixa. 

Exemplo idêntico ao valor de divergência de caixa. 



Fundo de troco: Definir a conta operação dentro do cadastro de cada empresa. 

É utilizado quando é tirado dinheiro do banco e disponibilizo para a loja, para que essa loja inicie suas atividades. 

Origem: Empresa 01 

Destino: Empresa 02 


Se na empresa origem estiver preenchida uma conta no campo conta operação, o valor vai sair dessa conta, caso não esteja, sairá da conta corrente. 


Na tela é possível definir , Loja, Data e Valor do fundo de troco que será disponibilizado. 




Verbas: Definir o valor que a loja possui para gastar com pequenas despesas, exemplo: compra de materiais de expediente. Pode ser definido valores diferentes por loja e o período em que esse valor ficará disponível. 


Conforme no exemplo abaixo:




Verbas do tipo 1 - Financeiro loja: Sai o dinheiro do cofre da loja. 

Verbas do tipo 2 - Geral: Sai o valor do administrativo, da matriz. 

 

Também existe a opção de solicitar uma verba extra dentro da tela do financeiro loja, caso a verba liberada seja ultrapassada.