Nesse artigo, abordaremos o processo de instalação e configuração do Fiscal Flow / MID-e no SetaERP.


Este guia servirá para pelo menos duas situações:

1. Novas instalações do SetaERP, onde a loja utilizará direto o ambiente Fiscal Flow / MID-e;

2. Lojas que já utilizam Tecnospeed e passarão a utilizar Fiscal Flow / MID-e; 



Instalação e configuração TECNOSPEED


Passo 1)


Acessar Retaguarda > Configurações > Parâmetros Locais e habilitar as opções NFC-e / NF-e (caso ainda não estejam habilitadas).


Habilitadas as opções NFC-e e NF-e na tela citada acima, deverá ser realizado automaticamente o download dos componentes (Tecnospeed) de NFC-e e/ou NF-e, sendo assim, bastará o usuário aguardar esse processo para que em seguida possam ser configurados os modos de emissão NFe/NFCe, seguindo o processo padrão de configuração desses documentos fiscais baseado em Tecnospeed.


Existirão situações onde os componentes não serão baixados, por diferentes motivos, exemplo: terminal sem permissão de administrador, erro ao descompactar e instalar executável Tecnospeed, ou algum outro fator. Nesses casos, uma sugestão que poderá ser adotada, é a de instalar a versão Full dos componentes Tecnospeed (existirão dois modelos: Full e Dependências), efetuando o download do código de versão exato, compatível com o SetaERP (tabela DLLs);



Abaixo, imagem da tabela DLL que gerencia a versão dos componentes Tecnospeed + MID-e:



ATENÇÃO: mesmo que a ideia desse guia seja baseada em instalação e configuração do Fiscal Flow, será necessário primeiramente, o processo padrão de instalação e configuração dos componentes da Tecnospeed no Seta, isso pelo fato dos XMLs gravados na pasta 'C:\SetaArquivos' e na tabela 'VendasXML', utilizarem desse componente para que sejam montados.


Confirmação da instalação dos componentes Tecnospeed no Painel de Controle.




Passo 2)


Em casos de novas instalações, após o download dos componentes, será necessária a configuração de NF-e posteriormente, NFC-e, para essa ação, acessar Retaguarda > Configurações:


Seguir o processo padrão de configuração de NFC-e, alimentando as informações necessárias:


Em seguida, realizar o mesmo procedimento para NF-e:


Passo 3)


Pós configurados os ambientes NF-e / NFC-e no SetaERP, cadastrar os códigos sequenciais de NewID para NF-e/NFC-e na tabela 'NEWID':



Observe que, até o momento, todo o processo realizado, remete-se basicamente a uma instalação padrão de componente Tecnospeed, porém, como dito anteriormente, essa é uma etapa necessária.




Instalação e configuração FISCAL FLOW / MID-e


Passo 4)


Realizados os processos anteriores, chegou a hora de alterar o SetaERP para que opere com Fiscal Flow e não mais Tecnospeed.


Para isso, deverá ser alterada a informação de 'F' para 'T' no campo 'UtilizaFiscalFlow' da tabela 'Config2', lembrando de selecionar apenas o código de configuração desejado.


Nesse exemplo abaixo, todas as minhas empresas estarão aptas a operar com Fiscal Flow:


Definidos os campos como True, bastará reiniciar o SetaERP, para que seja feito download do componente do MID-e, inclusive, sugere-se a execução do Seta.exe como Admin.


Quando executado o sistema, deverá ser exibida uma mensagem similar a essa abaixo, informando ao usuário que o download automático está sendo feito.

Existirão situações onde o componente por algum motivo, não será baixado e instalado de forma automática, nesses casos será necessário download manual.


Para isso, acessar o link para download do MID-e: https://share.linx.com.br/pages/viewpage.action?pageId=225949834


Quando for necessária a ação de download, sugere-se que sempre seja utilizada a última versão, no momento em que essa documentação foi criada, a versão corrente era: 1.0.54.01.


Realizar download do MID-e e salvar no computador:




Passo 5)



Concluída a instalação do MID-e, poderá ser consultado no Painel de Controle > Programas e Recursos:




Configurando o MID-e:


Passo 6)

Componente já instalado, ao clicar no iniciar, deverá ser digitado 'Configurações' e acessado o ícone similar a imagem abaixo:


Com a aplicação aberta, será necessário preencher o CNPJ no campo e clicar em >>


Em seguida, clicar em Iniciar Serviço:


A ideia é que a aplicação fique definida da seguinte maneira:


Ao consultar os serviços do Windows, deverá existir esse registro com status Iniciado:




Seguindo com as configurações do LINX MID-e, clicar em '//localhost::8089/', semelhante a imagem abaixo:


Ao clicar no item citado, será aberto o IE com detalhes similar ao registrado abaixo, onde deverá estar inserido o CNPJ, usuário e senha passado pelo time responsável pelo Fiscal Flow na Linx, além da URL de comunicação padrão do instalador:

http://mideevo.linxsaas.com.br/



Além disso, na aba 'Configurações', será necessário selecionar os seguintes caminhos:

Caminho XML: C:\setaarquivos\XMLDESTINATARIO\

Caminho Danfe: C:\setaarquivos\DANFE\


Em seguida, salvar as alterações:


Quando todo o processo de configuração for definido, bastará realizar a emissão dos documentos fiscais, abaixo um exemplo de emissão em ambiente de homologação:


Caso, durante o processo de venda, seja exibida a tela (imagem abaixo), sem retorno algum:


Verificar na tabela Config_documentos_eletronicos, se existe algum lixo criado referente ao SetaGerencial, similar ao detalhado abaixo. Caso exista, sugere-se excluir os registros:



Para lojas configuradas para trabalhar com Fiscal Flow, ao acessar a tela de Consulta de NF, será habilitado o botão Fiscal Flow, ao clicar nesse botão, terá acesso o usuário, ao portal de consulta de notas, XML's, e outros dados.



Extras:

- Quando a virada para Fiscal Flow for para alguma empresa de Santa Catarina, sugere-se utilizar o seguinte guia: https://setadigital.freshdesk.com/a/solutions/articles/11000104637..








Histórico de revisões e alterações
Data (Criação/Edição)Atualizado porDescrição da alteração
13/08/2021Hélio SantosCriado documento
15/09/2021Valéria SelzlerAdicionadas novas informações ocorridas durante implantação