Tarefa JIRA: https://jira.linx.com.br/browse/SETAERP-4270

Ticket: https://setadigital.freshdesk.com/a/tickets/383500

Configurando Série Terminal no SetaERP: https://web.microsoftstream.com/video/e83651b4-230f-4e06-929d-dce7e04d6589

Bate papo sobre a funcionalidade (18/11/2021): encurtador.com.br/qAHST


Necessidade

Atualmente, no Caixa Fácil, quando gerada uma venda em modo off-line, será gravada automaticamente a série 99. Porém, a SEFAZ-SC, para o projeto de PAF NFCe, não permite séries diferentes entre os ambientes Normal e Contingência (Off-line). 


A normativa da SEFAZ quanto a numeração sequencial da NFC-e, diz o seguinte:


Dessa forma, fez-se necessário, implementarmos a regra de Série por Terminal, a qual está detalhada a seguir e que, deverá ser configurada apenas e exclusivamente para lojistas de Santa Catarina.


Imagem com a gravação da série em vendas off-line geradas via Caixa Fácil (atualmente)



Configurações:

- Na tabela 'Config2', foi adicionado o campo 'Serieterminal'. Por padrão, enviaremos ele como False, porém, caso o campo seja definido como True, o sistema passará a operar as vendas baseando-se na regra de Série Terminal. 

Imagem com a configuração que gerencia essa funcionalidade



-  Além disso, foi adicionada a tabela "Terminal_Serie", que será responsável por gerenciar os terminais cadastros por loja/rede.


Nessa tabela, poderão ser adicionados os terminais existentes na loja. Para isso, o usuário (recomenda-se que seja feito pelo time Seta), deverá clicar em F3-Novo, em seguida, preencher os dados necessários, sendo: Empresa, Terminal (nome do computador), Modelo, Serie, Nf_inicial.



Foi adicionada uma validação ao tentar salvar registros que contenham: mesma empresa + mesmo terminal +mesmo modelo, essa validação, inicialmente, será apresentada apenas em banco de dados, durante o cadastro:

 


A informação do terminal, para qualquer versão do Windows, pode ser localizada através do seguinte caminho:



Para cada terminal existente na loja, deverá ser cadastrado na tabela 'Terminal_Serie' o nome/descrição do terminal, bem como, a série vinculada. Abaixo um exemplo de 04 terminais distintos, configurados para a mesma loja, contendo, uma série diferente para cada.



Caso a informação registrada no campo/coluna Terminal, não esteja de acordo com o nome do computador, será apresentada uma mensagem na abertura da tela do Caixa, alertando sobre essa incoerência:






Além do que já foi citado, foi criado um novo DBF, chamado de "ContingenciaTerminalSerie.Dbf". Esse arquivo, será responsável por armazenar e gerenciar a sequência das numerações da NFC-e em casos do sistema operar off-line, enviando as informações quando for retomada a conexão.



Em um exemplo básico, suponhamos que o sequenciador esteja com o valor 9, conforme imagem abaixo:




Ao gerar uma venda em modo online ou off-line, quando a conexão for retomada, os dados serão registrados, e o sequencial (campo: NF_Inicial) passa a ser registrado com o valor 10. Mais detalhes abaixo:






Vale informar que, o sequencial registrado no campo 'NF_Inicial' da tabela 'Terminal_Serie', só será incrementado, quando o Caixa estiver operando em modo online, e as informações pendentes, forem sendo gravadas.



Para vendas geradas em modo off-line, segue o processo padrão já existente, ou seja, serão listadas na tela de Relação das Notas Fiscais Eletrônicas, com status de Contingência.



Abaixo um exemplo de XML de NFC-e gerada com o modo de Série por Terminal, ativo:



Abaixo um exemplo de XML de NFC-e gerada com o modo de Série por Terminal, desativado, buscando, nesse caso, da Configuração global, aba Fiscais:



Caso a 'Config2', seja retornada para False durante a operação, as NFC-e's que forem geradas nesse meio tempo, não mais tomarão como base a tabela Terminal_Serie, ou seja, nesse caso, volta a ser considerado o sequenciador da tabela NewID:




Mesmo que seja possível realizar essa ação citada anteriormente, recomendamos que, uma vez que a loja estiver configurada para operar com Série por Terminal, não seja retornado para "NewID", ou seja, uma vez que o campo "Serieterminal" foi definido como True na tabela "Config2", deverá permanecer sempre dessa forma.



EXTRAS:

- Atentar-se para a exibição na tela de Relação das Notas Fiscais Eletrônicas. A ordenação inicial, sempre considerará primeiramente a série, porém, todas as colunas podem ser ordenadas, para facilitar ao usuário.



- Recurso implementado para TECNOSPEED e FICALFLOW, portanto, em ambos os ambientes, a regra deverá ser respeitada.


- Em caos de formatação do computador, onde o mesmo retornou para a loja com nome diferente do anterior, ao abrir a tela do Caixa, será exibida a mensagem na cor laranja com o informativo: "Antes de emitir documentos fiscais, configure o terminal e a série. Terminal (nome do terminal)". Sendo assim, sugerimos renomear o nome do computador, inserindo exatamente o nome anterior do mesmo;








Histórico de revisões e alterações
Data (Criação/Edição)Atualizado porDescrição da alteração
18/11/2021Hélio SantosCriado documento