Utilizando o fluxo de caixa no SetaERP é possível acompanhar toda a movimentação financeira da empresa, baseado na entrada e saída de dinheiro (títulos a pagar, títulos a receber, controle de cartões, controle de cheques, saldo das contas) orçamento disponível, empréstimos.
Para que o fluxo de caixa seja eficaz na tomada de decisão para sua empresa todas as movimentações financeiras precisam estar atualizadas e corretas dentro do sistema, caso contrário, utilizar o fluxo de caixa para tomada de decisões será prejudicial para seu negócio
Para utilizar a ferramenta fluxo de caixa siga os seguinte passos:
Passo 1. Retaguarda > Financeiro > Fluxo de caixa > empresa
Filtro Empresas: Nesse filtro você pode selecionar as empresas para as quais deseja realizar a tomada de decisões, lembrando que, de acordo com a empresa informada o saldo de contas é alterado de acordo com a conta cadastrada para cada empresa na tela de CONTAS CORRENTES.
Tipos de fluxo:
O Projetado consegue-se conferir as movimentações financeiras que serão projetadas semanalmente, diariamente ou mensalmente.
O Realizado apenas podemos ver as movimentações já realizadas.
Filtro Títulos vencidos: Nesse campo, você deve informar a quantidade de dias para títulos vencidos dentro do período de informações do fluxo de caixa. Lembrando que, ao informar os dias, as informações serão filtradas tanto para títulos a receber quanto para títulos a pagar.
Período: Aqui você deve informar o período que será utilizado para análise e projeção, que pode ser, semanal, mensal ou anual. Os saldos das contas serão calculados de acordo com a data informada no período final.
Iniciar com Saldo: Nesse campo você pode informar o saldo das contas manualmente, ou selecionar qual conta você deseja fazer a análise e projeção do fluxo de caixa. Esse será o saldo inicial que o SETA utilizará para calcular os valores e projetar os valores financeiros do período
Simular inadimplência: Nesse campo você pode ou não informar a porcentagem de inadimplência para projeção do fluxo de caixa (você pode utilizar como parâmetro a inadimplência registrada até a data atual: Digamos que em suas lojas houve uma inadimplência de crediário / cheques devolvidos de 2%), então se você deseja calcular essa informação no fluxo de caixa, informe 2% no campo).
Variação vendas: Essa porcentagem seria o que você calcularia de variação das vendas para mais ou para menos (em dezembro/2016 houve uma variação de vendas em suas lojas de 15% para mais, porém para o próximo mês você está calculando que terá uma variação de 8% para menos, devido ao carnaval ou à outros aspectos, então informe o valor da variação de vendas em 8% para o próximo período). Não é obrigatório informar.
Incluir títulos vencidos: Ao marcar esse campo, são calculados os títulos a receber vencidos dentro do período informado no campo: TÍTULOS VENCIDOS na tela de filtros principais.
Incluir títulos previstos: Ao marcar esse campo, são calculados os títulos a receber que contenham a informação de previsão de recebimento nos títulos a receber (Ex: previsão de recebimento de crediário, recebimento de aluguel)
Incluir títulos simulados: Dentro do fluxo de caixa você pode simular títulos a receber (ex: nesse período a empresa vai receber valor de fretes (ou outros títulos) que não estão informados no financeiro ainda, então pode-se simular o valor).
Incluir simulações da correção dos títulos vencidos: Pode-se incluir para cálculo o valor das taxas e juros a calcular dos títulos vencidos no período informado.
Incluir simulações de venda à vista com base no histórico do ano anterior: Marcando essa opção, o SETA ERP calculará o valor de vendas à vista registradas dentro do mesmo período do ano anterior simulando o valor para o período do ano de projeção do fluxo de caixa
Incluir títulos vencidos: Ao marcar esse campo, são calculados os títulos a pagar vencidos dentro do período informado no campo: TÍTULOS VENCIDOS na tela de filtros principais.
Incluir títulos previstos: Ao marcar esse campo, são calculados os títulos a pagar que contenham a informação de previsão de pagamento nos títulos a pagar (Ex: previsão de pagamento de impostos, títulos referentes a pedidos de compras.)
Incluir títulos simulados: Dentro do fluxo de caixa você pode simular títulos a pagar (ex: nesse período a empresa vai pagar aluguel (ou outros títulos) que não estão informados no financeiro ainda, então pode-se simular o valor).
Caso prefira, também temos vídeo.
Bom vídeo!