Nesse manual você aprenderá a realizar a correção das diferenças entre o Seta e a impressora fiscal, apesar de ser um problema de sistema ocorre com frequência.
Impressora fiscal, também conhecida como ECF, é o emissor de cupom fiscal, foi criada com o objetivo de substituir o bloco de Nota Fiscal com preenchimento manual. Ainda é vigente apenas nos Estados de Santa Catarina e Minas Gerais, sendo que no Estado de MG já foi liberado a utilização da NFC-e.
Como identificar essas diferenças.
Para identificar se existe diferença entra o Seta e a impressora fiscal acesse Retaguarda > Relatórios > 04 - Listagem da Movimentação das Impressoras Fiscais. É nesse relatório que consta os totalizadores, caso tenha alguma venda gravada errada ou não gravou algum item no cadastro das reduções Z, vai apontar nesse relatório.
Filtrar o período e a empresa a ser analisada.
Ao identificar que existe diferença, será necessário gerar o Espelho MFD da Impressora Fiscal para realizar analise e o ajuste. Existem maneiras diferentes de gerar o Espelho MFD, confira abaixo:
1º Direto no Seta:
Ao acessar o caixa em uma empresa que utilize ECF logo em seguida abrirá uma outra tela (imagem abaixo) que chamamos de PAF.
Na opção Menu fiscal > Espelho MFD > Inserir o período > Gerar espelho MFD. O arquivo vai para a pasta c:Setaarquivos.
Importante: Sempre inserir no filtro um dia antes da diferença e um dia depois, pois a redução Z grava no dia seguinte.
2º Direto na Bematech: Abrir o aplicativo Bematool > Localizar a Impressora > Dados da MFD e Relatórios.
Marcar a opção Por Data > marcar a opção GERAR ESPELHO > Download da MFD da impressora.
Vai abrir um aviso assim que gerar o arquivo, clicar em ok > Abrir Pasta, para direcionar para aonde o arquivo ficou salvo.
Caso ocorra erro pelo Seta e pelo Bematool, entrar em contato com o pessoal da Bematech solicitando a instalação do WinMFD2. Clique aqui para verificar o passo a passo para extrair esse arquivo pelo WinMFD2
Agora com o espelho em mãos, vamos analisar a diferença apontada acima e efetuar a correção.
Quando a diferença é praticamente o valor total das vendas é porque alguma informação gravou incorretamente no cadastro das Reduções Z.
Acesse Retaguarda > Fiscal > Reduções ECF.
Situação 1:
No exemplo abaixo não gravou o campo Venda Bruta e o valor da Venda Líquida, consequentemente o valor e o campo gravaram incorretamente (01T1000).
Preencha no Seta os valores conforme na impressora fiscal (espelho MFD), lembrando sempre de ajustar a alíquota de ICMS que nesse caso é 17% e em seguida F8 - Salvar.
(Abaixo a imagem da tela do Seta e do Espelho MFD aonde consta os dados)
Confira no relatório 04 se ficou correto (o mesmo relatório que achamos a diferença), o campo "Diferença" deve estar 0,00.
Situação 2:
Outro exemplo é quando a diferença apontada no relatório é menor que o valor total de venda, ocorre porque uma ou mais vendas estão gravas incorretamente no Seta. Observe:
Nesse caso é necessário confrontar as vendas do Seta com o que consta na ECF para identificar qual é a venda divergente.
Acesse o banco de dados do Seta na tabela vendas filtre por Empresa, Data da diferença e identifique o número da CF que é o número da impressora mais o COO (exemplo: CF 04168071, o 04 é o número da impressora e o 168071 é o COO).
Quando a venda identificada como divergente esta cancelada no Seta e ativa/baixada na ECF é necessário ajustar em 3 tabelas do banco de dados:
1º - Tabela vendas no campo "Status" coloque S para baixada ( o C = Cancelada);
2º - Na tabela movimento no campo "Estoque" coloque T = verdadeiro (F = falso, quando a venda esta cancelada);
3º Tabela financeiro_títulos no campo "Status" coloque A = aberto / B = baixado de acordo com o que consta no cupom venda (C = cancelado).
Sempre verificar o relatório 04 para confirmar se ficou correto.
Situação 3:
Quando identificar que existe a venda na ECF e essa venda não consta no Seta, será necessário subir a venda de forma manual no sistema. Nesse caso você abrirá um ticket para direcionar a equipe fiscal (coloque no ticket o print dessa venda na ECF , tem que aparecer a forma de pagamento).
Este manual foi criado por: Itamara Gagstetter do Nascimento – Analista de Suporte Fiscal, em 01/04/2020.