Olá! Neste material você poderá visualizar QUANDO utilizar o processo de devolução ao fornecedor via Planilha EXCEL e como realizar o processo. Atualmente esse processo é exclusivo para as lojas Melissa.
Observação:
Antes de iniciar o processo, é necessário verificar se os dois Pontos de Ajustes abaixo estão constando na Base do Cliente:
IMPORTANTE: Situação da Regra Fiscal para emissão > NO PONTO DE AJUSTE NfImpressao - Tipo_Operação VALIDAR O CST utilizado:
900 para empresas do Simples Nacional
00 para Lucro Presumido e Outros
Quando utilizar a opção de Nota Fiscal Avulsa para realização de Devolução ao Fornecedor?
Em situações em que a Loja realizou alteração de CNPJ da Empresa e consequentemente acaba por não ter todas as informações de notas de compras faturadas para o CNPJ anterior.
Ao utilizar a ferramenta Devolução ao Fornecedor (Retaguarda > Estoque) é extremamente importante vincular as notas de compra da mercadoria que está sendo devolvida.
Nesse caso, como proceder para efetuar as Devoluções aos Fornecedores?
Quando essa situação ocorre, o processo de devolução dos produtos faturados para o CNPJ anterior é efetuado de forma manual, via planilha EXCEL.
Para entender melhor o processo, no Seta foi inserido uma configuração específica onde as notas fiscais de devolução ao fornecedor podem ser emitidas pelo CNPJ ativo atualmente, mesmo que emitidas inicialmente para o CNPJ antigo da loja.
E para isso, é necessário alimentar a planilha padrão do EXCEL (imagem abaixo) com algumas informações essenciais para a emissão correta dessa Nota Fiscal.
É necessário preencher todos os campos da Planilha EXCEL com as informações corretas referente a cada produto:
- EAN (código de barras do produto);
- Descrição do produto para constar corretamente na NF;
- Quantidade do produto à ser devolvido;
- Valor Unitário;
- Alíquota de ICMS do produto;
- IPI;
- Chave de Acesso da Nota Fiscal de Origem;
Onde encontrar as informações citadas acima?
Informações como o EAN e Descrição do Produto é possível consultar no SETA, basta acessar o cadastro do produto.
As demais informações (Valor Unitário, ICMS, IPI e chave de acesso da nota de origem) poderão ser encontradas no sistema utilizado antes do Seta, o Microvix, isso porque a nota de origem foi emitida para o Cnpj que foi desativado e não foi transferido para o Seta com novo Cnpj.
Após o preenchimento da planilha, siga o passo a passo abaixo:
Acesse o Seta em Retaguarda > Fiscal > Emissão de Nota Fiscal
Importante: Ao abrir a tela de Emissão, é necessário atentar-se aos dois itens abaixo:
- Tipo de Operação: utilizar o 22 – Devolução ao Fornecedor sem Defeito;
- Inserir o Código do Fornecedor correto;
Na sequência, é necessário realizar a Importação da planilha Excel preenchida anteriormente (o formato do arquivo deve ser XLSX).
Ao selecionar o arquivo o sistema solicitará a verificação da informação sobre o primeiro produto inserido na planilha, como mostra as imagens abaixo:
Em seguida clique no botão Gerar Observação para que o sistema referencie o número das notas fiscais de origem, e clique em F7 - Transportador e preencha os campos Transportadora, Tipo de Frete utilizado, Quantidade de volumes, Peso Líquido e Peso Bruto.
Após inserir essas informações, é só clicar em Emitir e sua nota será transmitida para Sefaz. Ah! Você pode salvar a nota em PDF e baixar o documento XML assim que a emissão for finalizada.
PS.: Em anexo a planilha padrão para ser enviada por ticket ao cliente, para que seja efetuado o preenchimento dos dados dos itens conforme orientação, assim que finalizar o preenchimento responder o ticket, para que a equipe Melissa entre em contato orientando sobre o processo de emissão da nota;
Também em anexo a apresentação com esse passo a passo.
Este manual foi criado por: Ingrid Alana Cardoso – Analista de Suporte, em 02/04/2020.