Esse material te ensinará a registrar de forma manual informações da Redução Z que por algum motivo não foram gravadas no SetaERP.
Passo 1: Como identificar ausência de redução Z na movimentação das impressoras fiscais?
Acesse Relatórios > Contabilidade > 04 - Listagem da movimentação das Impressoras Fiscais. Nesse relatório é possível identificar quais dias estão sem a informação da redução Z.
No exemplo abaixo, a impressora só gravou o dia 02/03/2020 mas ocorreu movimentação nos outros dia e não houve o registro da Redução Z automaticamente.
Passo 2: Como ajustar manualmente os dados da redução Z?
Para ajustar será necessário ter o espelho MFD do dia em que está faltando o lançamento da redução Z, lembrando que a redução Z pode ser emitida no dia seguinte ao movimento, por esse motivo oriento sempre gerar o espelho MFD filtrando um dia antes e um depois da data que não gravou.
Existem maneiras diferentes de gerar o Espelho MFD, confira abaixo:
- Direto no Seta:
Ao acessar o caixa logo em seguida abrirá uma outra tela (imagem abaixo) que chamamos de PAF.
Clique na opção Menu fiscal > Espelho MFD > Inserir o período > Gerar espelho MFD. O arquivo vai para a pasta C:Setaarquivos.
- Direto na Bematech:
Abrir o aplicativo Bematool > Localizar a Impressora > Dados da MFD e Relatórios.
Marque a opção Por Data e a opção GERAR ESPELHO > Download da MFD da impressora.
Vai abrir um aviso assim que gerar o arquivo, clicar em ok > Abrir Pasta, para direcionar para aonde o arquivo ficou salvo.
Caso ocorra erro pelo Seta e pelo Bematool, entrar em contato com o pessoal da Bematech solicitando a instalação do WinMFD2. Clique aqui para verificar o passo a passo para extrair esse arquivo pelo WinMFD2.
No exemplo acima, a redução Z é referente ao movimento do dia 10/03, foi impressa no dia 11/03. Na geração do espelho MFD foram informados os dias 10/03 e 11/03. Em seguida,, o próximo passo será inserir os dados no sistema.
Retaguarda > Fiscal > Reduções ECF.
Após filtrar a data e empresa, teremos que lançar primeiramente o “Registro Mestre”. Os itens Nº ECF, Série, COO Final, CRZ, CRO, Venda Bruta e Totalizador Geral, estão todos inseridos na redução Z, conforme a imagem abaixo.
O COO Inicial é o primeiro cupom emitido no dia, independentemente de ser cupom fiscal ou não-fiscal. Uma dica para localizá-lo facilmente é somar o COO Final do dia anterior + 1.
Exemplo: conforme a imagem acima, o COO final do dia 02/03 é: 08071. No dia 03/03 faremos a soma do COO final (08071) + 1, logo o COO inicial o dia 03/03 será 08072.
Para iniciar o lançamento é necessário clicar no campo “F3-Novo” ou apertar a tecla de atalho F3. Feito isso, será iniciada uma nova linha para serem inseridos os valores do registro mestre. Ao término, o preenchimento ficará com o formato abaixo.
Registro Mestre
Após lançar o registro mestre, é necessário lançar os registros analíticos. Na redução Z, as informações necessárias para lançar os registros analíticos, quando tiveram operações estão localizadas nos “Totalizadores” e no “ICMS”. Visualizando a redução Z de exemplo, nos “totalizadores” temos: ‘Cancelamento ICMS’ e ‘Desconto ICMS’. Já no “ICMS” foram preenchidos os totalizadores ‘03T1700%’ e ‘F1’.
Para inserir os valores na tela do Seta é necessário apertar a tecla de atalho F4, ou clicar no campo F4-Incluir.
- O cancelamento ICMS está descrito como “CANC”;
- O desconto ICMS está descrito como “DESC”;
- O totalizador 03T1700 está descrito como “1700”;
- O totalizador F1 está descrito como “F”.
- O totalizador N1 está descrito como "N"
Ao término do lançamento, pode salvar a inclusão e gerar novamente relatório da movimentação das impressoras fiscais (mencionado no passo 1) e o lançamento do dia em questão estará correto.
Este manual foi criado por: Itamara Gagstetter do Nascimento – Analista de Suporte Fiscal, em 09/04/2020.