Neste manual vamos apresentar as funcionalidades do cadastro de natureza de operação, suas funcionalidades e aplicação no SetaERP.


 

1. Acesso à tela Natureza de Operação

 

Utilizamos o cadastro de natureza de operação para criar as regras de movimentações fiscais, neste menu você irá definir os CFOPS, modo de movimento (entrada ou saída), movimento financeiro e permissões.


Para ter acesso ao tela de cadastro de natureza da operação acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Cadastros e clique na opção Natureza da Operação. 

Na tela Cadastro dos Tipos de Operações, serão apresentadas as naturezas já cadastradas no sistema, sendo que, na lateral esquerda, existe uma legenda, demonstrando que os cadastros possuem três status, sendo eles:

  • Bloqueado: os itens em vermelho são itens padrão do SETA e não permitem alterações, por isso possuem status bloqueado.
  • Desativado: os itens em cinza, mais claros na lista, estão desativados não irão aparecer nas funções de emissão de documento fiscal.
  • Ativo: os itens em fonte preta permitem edição e aparecem nas funções de emissão de documento fiscal.

 

 

2. Edição das naturezas de operações cadastradas

Para editar um cadastro existente, clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse, assim, abrirá a tela de edição.


Todas as informações podem ser editadas. Iremos detalhar a função de cada campo mais adiante.


Após realizar as alterações necessárias clique no botão OK para confirmar, se desejar cancelar ou desfazer as alterações antes de salvar, clique no botão Cancelar.


No campo superior direito está disponível o botão Log. Clicando neste botão, irá exibir os usuários que alteraram algo e o que foi alterado.


Na tela Log do Sistema, será apresentada a data, o usuário, a operação efetuada e qual IP realizou a operação. O botão outros é uma herança de tela e não possui função nesta tela.


Clique no botão Fechar para sair da tela.

 


3. Cadastro de natureza das operação


Na tela de Cadastro dos Tipos de Operações, ao clicar no botão Incluir, será aberta a tela Detalhes dos Tipos de Operações (Inclusão), onde será possível cadastrar uma nova natureza de operação.


Neste exemplo, vamos trabalhar com o cadastro de uma natureza de operação do tipo saída.


Vamos detalhar aqui a função de cada campo.

  • Descrição: descreva aqui de uma forma clara qual a aplicação desta natureza de operação, exemplo, venda de mercadorias adquiridas de terceiros. Esta opção aparecerá quando utilizar as naturezas de operação.
  • Movimento: entrada ou saída, são os movimentos de recebimento ou saída de mercadorias e contratação de serviços para a empresa.
  • Financeiro: defina neste campo se a operação fiscal irá gerar movimentação financeira, escolha as seguintes opções:
    • Não gera lançamento financeiro: não serão gerados movimentos financeiros.
    • Contas a pagar: débito ou crédito, esta opção irá gerar um título a pagar, crédito são usados por exemplo na devolução ao fornecedor operação que receberá do fornecedor, débito nas operações que pagará algo, exemplo, compra de mercadoria.
    • Contas a receber: crédito e débito, escolhendo a operação de contas a receber será gerado um título a receber, crédito gera um valor que entrará para empresa, como vendas, débito será pago pela empresa, exemplo, um crédito de devolução ao cliente.
  • Status da venda: define como ficará o status de venda ao utilizar a natureza de operação.
    • P - Pendente: mantém a venda em aberto após a utilização da natureza de operação.
    • S - Concluído: finaliza a venda.
    • O - Orçamento: utilizado nas vendas em orçamento, ainda não concluídas definitivamente.
  • Obs. Padrão: muitas vezes as regras fiscais ou tipos de operações realizadas necessitam que uma observação seja adicionada ao documento fiscal, para agilizar esse processo e não precisar digitar esta observação em cada operação fiscal, adicione uma observação fiscal. Clique na lupa ao final do campo para localizar o cadastro.



Categoria Mercadoria para revenda


Será definido nesta parte do cadastro, os CFOP's utilizados na emissão de documentos fiscais com esta natureza de operação.


Importante: consulte o contador da empresa para saber qual CFOP usar em cada tipo de natureza de operação. 


  • CFOP Substituto: CFOP onde a empresa paga os tributos antecipadamente.
  • CFOP Substituído: mercadoria onde os tributos são recolhidos na fonte.
  • CFOP Comercialização: mercadoria que os tributos são pagos integralmente.


Defina quais CFOP são utilizados Dentro (quando empresa e fornecedor/cliente estão comercializando no mesmo estado), Fora (o fornecedor/cliente que são de outro estado da empresa) e Exterior (CFOP utilizado quando clientes/fornecedor são de fora do país)

 


Categoria Exibir em


Esta opção é ativada quando o movimento estiver como Saída. Você pode selecionar se esta natureza de operação será utilizada nas devoluções de fornecedor ou nas transferências entre filiais.

  • Devolução ao fornecedor: mostra esta natureza de operação na tela de emissão de devolução ao fornecedor, operação que envia produtos com defeitos ou que necessitam de troca para o fornecedor.
  • Transferência de produtos: ao marcar esta opção esta natureza de operação permite gerar um documento fiscal na transferência entre filiais.


 

Categoria Produção do Estabelecimento


Utilize este CFOP nas operações de mercadorias produzidas pela própria empresa, geralmente utilizado por indústrias.

  • CFOP Substituto: mercadorias com tributos retidos na fonte, pagos pela empresa na hora da venda.
  • CFOP Comercialização: produtos que serão tributados na venda pelo cliente, os tributos não são adiantados pela fábrica.

 

Categoria Movimento:


Quando cadastramos uma nova natureza de operação, podemos definir os tipos de movimentos que serão executados quando utilizar esta natureza de operação. Importante lembrar que as operações bloqueadas (em vermelho) são as padrões do SetaERP.

  • Resultado: marcando esta opção, ao gerar um documento fiscal desta natureza de operação o resultado financeiro considerará esta movimentação. Exemplo DRE e fluxo de caixa.
  • Estoque: marque esta opção para que o estoque seja movimentando quando utilizar esta natureza de operação.
  • Emissão própria: quando desejar que a natureza de operação conste nos lançamentos próprios marque esta opção. Emissão própria é, por exemplo, os estornos de NF-e.
  • Serviço: quando se tratar de uma operação de serviço marque esta opção.
  • Comissão: constará a movimentação no relatório de comissão.
  • Financeiro: caso deseje que a operação conste no financeiro habilite esta opção.
  • Bloqueado: esta opção pertence ao SetaERP, para marcar uma natureza de operação que não pode ser alterada, por isso está desabilitada em tela.
  • Desativar: utilizada na manutenção dos cadastros, marque esta opção para desativar uma natureza de operação.
  • Lançamento: esta opção torna visível para escolha a natureza de operação nas telas de lançamentos de documentos fiscais. 
  • Impostos: define se a natureza de operação gera ou não impostos.

 


Categoria Permitido para


Além das permissões de acesso disponíveis para os lançamentos fiscais, quando o tipo de movimento for de saída, é possível definir para qual grupo de acesso estará disponível esta natureza de operação.


Para que algum dos grupos não utilizem esta natureza de operação desmarque o nome do grupo desta lista.


Clique em OK para salvar e finalizar o cadastro ou clique em Cancelar para abandonar as alterações.

 

Você retornará para tela de Cadastro dos Tipos de Operações e sua nova natureza de operação estará disponível.


O botão Relatórios, é uma herança de tela e se encontra desabilitada, pois não possui funcionalidade nesta tela.


Clicando no botão Fechar, você poderá sair desta tela e retornar para a tela inicial do SetaERP.

 

 


 

Editado por

Data

Paulo Victor Merino

21/05/2020