Através da ferramenta Controle de Consertos, é possível ter o controle dos produtos enviados para conserto, retorno e gerar a cobrança para o cliente. Neste manual você encontrará o passo a passo para registrar um conserto no SetaERP


 

1. REALIZANDO O REGISTRO DE UM CONSERTO 

 

Para iniciar um registro de conserto, acesse o SetaERP no Módulo Caixa Fácil e clique no botão Conserto (cN) no canto esquerdo da tela, ou pressione as teclas de atalho Alt + N.

 

No Caixa Crediário, é necessário clicar no botão C - Consertos ou pressionar as teclas de atalho Alt + C.

 

Ao acessar a tela de Conserto de Produtos, seja no Caixa Fácil ou no Caixa Crediário, abrirá a tela em que será possível iniciar o registro de um novo conserto, para tanto, basta clicar no botão Novo Conserto ou pressionar as teclas de atalho Alt + N.


A tela trará as informações necessárias divididas em 5 categorias: Entrega, Produto, Venda, Conserto e Informações Gerais


A primeira e a última categoria ficarão bloqueadas, pois serão gerados pelo sistema quando o conserto for finalizado.


No categoria Produto, será necessário informar o código do produto que precisará deste serviço, que poderá ser localizado bipando o código de barras do produto, ou buscando o produto pela descrição, cor, referência, marca, fornecedor, coleção, departamento, ou linha clicando na lupa.


Na categoria Cliente, será possível informar o cliente que comprou este produto ou código da venda, entretanto estes dois campos não são obrigatórios, pois pode ser que o cliente não tenha realizado cadastro no momento da compra, não tenha mais a nota fiscal ou bula de troca, ou ainda, pode ter ganhado este produto sem bula de troca ou ter perdido a mesma e não saber em qual cadastro foi realizada a compra.


Mas, lembre-se, embora o sistema não bloqueie esta operação, é preciso seguir as normas da loja, caso a norma, seja não realizar nenhuma operação sem Nota Fiscal ou Bula de Troca, não será possível realizar este conserto. 


A categoria Conserto é obrigatória, pois refere-se aos dados do cliente que está solicitando o conserto. Diferente da tela de vendas padrão, ao digitar o CPF de um cliente que ainda não foi cadastrado, não abrirá a tela de cadastrado, sendo necessário clicar no ícone da lupa, no canto direito, logo em frente ao campo cliente ou pressionar a tecla F12 no teclado, para então realizar o cadastro do novo cliente.  


Na tela de Cadastro de Clientes, após clicar em Novo ou pressionar F3, abrirá a tela para cadastrar um novo cliente, basta seguir os passos básicos, já conhecidos. Quanto mais completo o cadastro melhor, para facilitar o contato com este cliente quando o produto estiver pronto. Caso o cliente já possua cadastro na loja, não será necessário realizar este passo de inclusão, mas recomenda-se confirmar alguns dados, principalmente telefone. 


Depois será necessário informar o funcionário que atendeu este cliente, da mesma forma que é feito pelo caixa, digitando o código do vendedor, o nome, clicando na lupa ou pressionando F12 no teclado. Descrever o que será feito no calçado, informar se este conserto será cobrado ou não do cliente, caso não seja cobrado, basta deixar o valor zerado, colocar a previsão de entrega e clicar em Concluir ou pressionar as teclas de atalho Alt + C


O sistema pedirá se deseja confirmar o conserto, basta clicar sim e abrirá a tela de impressão. Nesta impressão constará o código do conserto, que foi gerado ao finalizar a operação, os dados do cliente e do calçado, vendedor, valor que será cobrado do cliente pelo conserto, dia que o cliente deixou o produto na loja e previsão de entrega deste produto, além de campo para assinatura. 


É recomendado imprimir em duas vias este comprovante, sendo um da loja e um do cliente.

 

Quando houver alguma cobrança para o cliente relacionado ao conserto, como é o caso do exemplo, o sistema automaticamente gerará um Título a Receber em nome do cliente, com vencimento para a data prevista de entrega. 


  

2. REALIZANDO A ENTREGA DE UM PRODUTO CONSERTADO 

 

Quando o produto retornar do conserto, será necessário contatar o cliente para solicitar que o mesmo retorne à loja para buscá-lo. 


É importante registrar todo o contato realizado com o cliente, para isso será necessário acessar a tela de Consertos de Produtos novamente, digitar o código do conserto ou clicar no botão Pesquisar ou pressionar as teclas Alt + P do teclado. 


Caso digite o código do conserto, o sistema localizará o mesma, e trará as informações na tela. Se clicar em Pesquisar, abrirá uma tela com todos consertos que não foram baixados, para que o caixa possa localizar qual precisa. Basta selecionar o conserto desejado com duplo clique.


Nesta tela é possível realizar filtros pelo status do conserto, sendo Pendente, Entregue ou Cancelado. Pela empresa, quando há mais que uma na rede e pelo período em que foi solicitado o conserto. 


Poderá ainda reimprimir o comprovante de conserto, clicando no botão Imprimir ou pressionando as teclas de atalho Alt + I.


Para cancelar algum conserto, clique no botão Cancelar Conserto ou pressione as teclas de atalho Alt + C.


Ao clicar em Cancelar Conserto, o sistema solicitará usuário e senha de quem deseja realizar esta operação. Após informar o acesso de alguém que tenha permissão de acesso para tal operação, o conserto será cancelado. 


Para registrar o contato com cliente, bastará clicar no botão Ocorrências. As ocorrências geradas ficarão registradas no registro do conserto, para futuras consultas. 


Não tem um padrão para o registro de ocorrência, mas é importante detalhar o atendimento. Para isso será necessário clicar no botão Nova ou pressionar as teclas de atalho Alt + N

 

E iniciar o relato do atendimento, como todo este processo é realizado pelo login do caixa, embora não seja obrigatório é importante para futuras consultas, informar quem realizou o contato com o cliente. 


Mesmo que não tenha um padrão para o registro de ocorrências, existem alguns filtros para auxiliar neste processo de registro, são eles:

  • Todas: como o próprio nome já diz, trará todas as ocorrências geradas, independente se foi selecionado autorizado, recusado, aceito, comunicado ou anotação. 
  • Autorizado e Aceito: poderá ser utilizado para informar o cliente que o seu conserto foi autorizado e será realizado. 
  • Recusado: para informar o cliente que o conserto não foi autorizado pela gerência. 
  • Comunicado: alguma informação para o cliente, como que o produto já está disponível para retirada na loja. 
  • Anotações: alguma anotação interna, para que os demais funcionários tenham acesso, caso a pessoa responsável não esteja no momento em que o cliente estiver na loja. 

 

Ao finalizar o relato, é necessário clicar no botão OK ou pressionar as teclas de atalho Alt + O para registrar a ocorrência.


Quando o cliente retornar à loja para buscar o seu produto consertado ou não, o atendente deverá buscar o conserto desejado, seguindo os passos exemplificados anteriormente, mas dessa vez deverá clicar no botão Entregar ou pressionar as teclas de atalho Alt + E, depois de localizar o conserto desejado. 


Por fim, clicar no botão Concluir ou pressionar as teclas de atalho Alt + C e confirmar a entrega do produto.  


Caso, tenha a cobrança de algum valor registrado no conserto, será necessário baixar o título, através do ícone Baixa de Títulos (Alt + T), disponível na tela do caixa.

 

É possível consultar os consertos através do Módulo Retaguarda, Menu Estoques, opção Controle dos Defeitos.

 

 

 

 

Editado por

Data

Hillary Lapas

24/04/2020