Neste manual você encontrará o passo a passo para consultar as vendas baixadas no SetaERP. As vendas baixadas são todas as vendas finalizadas no Seta, mesmo aquelas emitidas em contingência, seja por falha na internet ou instabilidade na Sefaz. É possível consultar estas vendas tanto pelo Módulo Caixa, quanto pelo Módulo Retaguarda.

 

Para consultar as vendas baixadas pelo Caixa Fácil, é necessário clicar no ícone “vB” que fica no canto esquerdo da tela. 


Ou expandir o menu clicando nos três risquinhos que fica no canto superior esquerdo da tela e depois clicar em Vendas Baixadas, ou ainda, utilizar o atalho ALT + B.


No Caixa Crediário, é necessário clicar em V – Vendas Baixadas ou utilizar o atalho ALT + V.


Ao acessar a tela de Vendas Baixadas, na parte inferior esquerda é possível selecionar a data e tipo de operação que deseja visualizar, sendo diferentes tipos de vendas, trocas/devoluções ou vale presente. 


Do lado direito da tela estarão as vendas detalhadas e as opções de reimpressão e estorno do lado esquerdo. 


Dessa forma, do lado direito é possível conferir o código da venda, cliente, vendedor, em condições se foi venda ou troca e quais foram as condições de pagamento, a vista, a prazo ou crediário, horário de cada compra, itens vendidos em cada uma delas e valor total da compra. Ainda do lado direito, na parte inferior, é possível conferir qual foi o tipo de documento fiscal emitido e o seu número.  


Para detalhar estas vendas, é necessário selecionar a venda desejada com duplo clique ou clicar no botão Consultar Venda na coluna da esquerda ou ALT + C


Nesta consulta terá todos os dados da venda detalhados, como código da venda, status, data e horário em que a venda foi finalizada no caixa, empresa que vendeu, vendedor, código e nome do cliente, qual foi a forma de pagamento utilizada, qual usuário foi logado para a abertura de caixa, quais produtos foram comprados, com seus respectivos códigos, descrições, cores, quantidades, valor unitário, descontos, caso haja algum e valor total.


É possível imprimir esta consulta, clicando em Imprimir, no canto superior esquerdo ou fechar a consulta.  


Ainda nesta consulta é possível editar esta venda, ou seja, trocar o vendedor ou financeiro da venda, clicando no botão Editar Venda no canto superior direito ou ALT + E.

 

Para saber mais sobre o processo de edição de vendas, clique aqui.

 

Lembre-se para fechar qualquer uma das telas do SetaERP é necessário clicar em Fechar ou pressionar a tecla ESC no teclado.


Do lado esquerdo da tela Vendas Baixadas,  é possível reimprimir os documentos fiscais em qualquer um dos dois caixas, clicando em Imprimir Nota Fiscal, Imprimir NFCe ou Imprimir CFeSAT, de acordo com o documento fiscal que foi emitido em cada situação.


Algumas impressões só são permitidas no Caixa Crediário, como impressões de duplicatas, promissórias, carnês e boletos, porque são específicos de operações realizadas pelo crediário.


O último só será impresso pelo Caixa Crediário, se a emissão de boletos estiver configurada no Módulo Retaguarda, Menu Financeiro, opção Contas Correntes.


Além disso, estes documentos podem ser impressos em impressora comum A4, basta mudar a impressão para a opção 1 – impressão gráfica e selecionar a impressora desejada. 

A opção Imprimir Pedido gera um espelho do pedido de compras, com todas as informações do cliente, vendedor que o atendeu, produtos, data e horário da compra e formas de pagamento, além disso, será possível solicitar a assinatura do cliente. 

 

O botão Imprimir Confissão é utilizado para vendas realizadas com a forma de pagamento crediário e gerará uma confissão de dívida com os dados do cliente e da compra, informando que o cliente reconhece a dívida da loja, bem como condições e datas de pagamentos acordadas, que em caso de atrasos tem ciência de que será cobrado juros e que autoriza medidas de cobrança, como inclusão do seu nome no SCPC. 


É fundamental arquivar uma cópia deste documento assinado pelo cliente na empresa, pelo menos até a quitação da dívida. 


O botão Imprimir Duplicatas, embora apareça nos dois caixas, só está habilitado para o Caixa Crediário e gera a duplicata da dívida, com dados detalhados do cliente, da empresa e do parcelamento. Neste documento, também está especificado que em caso de atrasos será cobrado juros do cliente.


O botão Imprimir Promissórias, gera uma nota promissória para cada parcela, com as informações da compra e seus respectivos vencimentos. Diferente dos outros documentos, este pede a assinatura do avalista. 


O botão Imprimir Carnê, tem a mesma função do botão anterior, mas gerará carnê em vez de nota promissória. Essa função, também só está disponível no Caixa Crediário


Imprimir Listagem, está disponível para os dois caixas e gera uma lista de todas as vendas baixadas da data selecionada, as suas informações, como código da venda, cliente, vendedor, condições de pagamento, horário da compra, quantidade de itens e valor total de cada compra, além de somatório de itens e valor vendidos no dia. 

 

Ainda do lado esquerdo é possível visualizar o resumo de desempenho dos vendedores, clicando no botão Resumo de Desempenho ou ALT + R no Caixa Fácil e Vendas Vendedores ou ALT + V no Caixa Crediário

 

Clicando no botão Estornar, em ambos os caixas, será possível estornar a venda desejada e selecionada, mas atente-se aos prazos de estornos de cada estado. 


Esta tela solicitará o usuário e senha de quem deseja realizar a operação, e é necessário que esta pessoa tenha permissão de acesso, para tal operação. Depois é só prosseguir de acordo com os passos de estorno. 


Por fim, é possível também registrar uma entrega, clicando no botão Registrar Entrega ou pressionando as teclas de atalho Alt+R e prosseguir com os passos de registro de entregas.  

 



 

 

Editado por

Data

Hillary Lapas 

28/04/2020