Os parâmetros locais definem as configurações locais do sistema, ou seja, endereço de acesso do banco de dados, documentos fiscais que a empresa utilizará: NF-e, NFC-e, CFeSAT, ECF, MDF-e, ou ainda se utilizará TEF.
1. PERMISSÕES DE ACESSO
Para que o grupo de acesso do usuário tenha permissão aos parâmetros locais acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Configurações, clique na opção Permissões de Acesso e marque a caixa de seleção Acessar para o Módulo Configurações Locais do Sistema.
Além disso, para que o usuário consiga configurar os documentos fiscais: NFe, NFCe e CFeSAT após realizar a liberação nos parâmetros locais, é necessário que a caixa de seleção que fica logo abaixo Configurações – Nfe, NFCe e CFeSAT, também esteja marcada.
Lembre-se, toda vez que for necessário realizar alguma alteração nas Permissões de Acesso, é preciso realizar sair do sistema e reabrir, para validar as mudanças.
2. CONFIGURAÇÃO
Para acessar os Parâmetros Locais, entre no SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Configurações e clique na opção Parâmetros Locais.
Os parâmetros locais contarão com cinco telas, sendo a primeira com as informações do banco de dados, a segunda para selecionar qual das empresas da rede será configurada, a terceira e quarta com as configurações ficais e a última com as configurações de TEF.
Dessa forma, a primeira tela dos parâmetros locais, solicitará as informações do banco de dados (endereço servidor principal, endereço alternativo, nome do banco de dados, porta de acesso, nome do usuário e senha de acesso), bastará preencher com os dados da loja que será parametrizada e clicar em avançar.
Após clicar em avançar, o sistema solicitará Usuário e Senha que pretende acessar estas configurações, e é necessário informar algum que contenha permissão de acesso para tal feito.
Após preencher as informações do Banco de Dados e clicar em avançar, o sistema reconhecerá qual rede está sendo acessada e possibilitará escolher qual loja da rede queremos acessar.
Além de selecionar qual empresa da rede será acessada, é possível selecionar se as imagens de produtos e clientes serão exibidas automaticamente, manualmente ou não serão exibidas.
O “Nº máximo de registros na pesquisa” refere-se ao máximo de resultados que serão apresentados nas telas de consultas, como clientes, funcionários e fornecedores, por exemplo, com exceção do Passo 2 (CLIENTE) do CAIXA FÁCIL que traz um total de 50 resultados.
Após escolher a empresa, terão duas telas de configurações fiscais, sendo a primeira para CFeSAT, NFC-e, NF-e, MDF-e e segunda para ECF. Caso seja necessário retornar a página anterior, seja de configuração fiscal ou de empresa, bastará clicar em voltar.
Além de configurar os documentos fiscais emitidos pela empresa, de acordo com as regras do estado em que está instalada, será possível selecionar se a empresa imprimirá relatórios gerenciais ou cheques e se utilizará gaveta para cédulas. Para mais informações sobre tipos fiscais consulte os manuais de cada documento fiscal.
Caso as opções CFeSat, NFCe, NFe e MDFe sejam marcadas, ao fechar o sistema e abrir novamente os componentes da TECNOSPEED (programa que transmite os documentos fiscais) serão baixados na pasta “setaarquivos” que fica no C: e será instalado automaticamente no computador.
Se a opção CFeSAT for marcada, habilitará um campo para informar o endereço do equipamento que precisa estar informado com: 127.0.0.1
A página seguinte diz respeito as configurações de ECF (cupom fiscal), que também possui os campos para informar se a empresa imprimirá relatórios gerenciais ou cheques e se utilizará gaveta para cédulas.
A primeira opção do ECF, permite que seja selecionado a marca e modelo da impressora homologada no SetaERP (Bematech, Daruma, Epson, Elgin, NCR, Sweda ou Yanco) ou ainda sem cupom fiscal. Será necessário também, informar o número do caixa em que a impressora fiscal está conectada, pois por questões legais cada caixa precisa ter um ECF e dependendo de qual será a impressora da empresa, informar a porta de comunicação, conforme manual ECF.
Ao clicar novamente em avançar, o sistema apresentará a última tela dos parâmetros locais que se destina a configuração do TEF.
No SetaERP existe a possibilidade de configurar TEF discado e dedicado, sendo que o sistema trabalha com dois parceiros para dedicado, Dtef e Sitef. E a escolha de qual será contratada dependerá das especificações do projeto.
Quando a escolha for discado ou dedicado Dtef, bastará marcar a opção, clicar em concluir. Se for Dtef será necessário prosseguir as configurações pela ferramenta específica da Dtef.
Quando for Sitef será necessário informar Endereço do servidor Sitef, ID da loja e ID do terminal, conforme manual de configuração Sitef.
Lembre-se, assim como algumas outras telas de configurações do SetaERP ao realizar alguma modificação, é preciso fechar o sistema e abrir novamente, para validar as alterações.
Editado por | Data |
Hillary Lapas e Paulo Merino | 29/05/2020 |