Guia criado por Hélio Santos - Novembro 2022
Ticket: https://setadigital.freshdesk.com/a/tickets/368406
Jira: https://jira.linx.com.br/browse/SETAERP-6950
Base utilizada para teste e para criação desse guia:
Servidor....: localhost
Alternativo.:
Banco.......: veja
Porta.......: 5432
Usuário......: postgres
Senha.......: seta
Regra implementada para processo de entrada via importação de XML (Compras > Lançamento das Notas), contendo produtos com destaque de Substituição Tributária, seguido da posterior emissão de devolução ao fornecedor referenciando os produtos em questão.
- De repente, citar exemplo de devolução ao fornecedor, realizando filtragem de duas maneiras, sendo: Com fornecedor no rodapé da busca e Sem fornecedor no rodapé da busca, exemplificando como será inicializada a tela de Impressão de NF em cada um dos casos.
Exemplo de item no XML, que contém as TAGs de Substituição Tributária:
Exemplo de totalizador no XML, contendo itens que possuem Substituição Tributária:
Adicionada nova opção na tela de Configurações Globais > Gerais, chamada: "Destacar valor de ICMS-ST em campo próprio".
Caso seja habilitada, ao realizar uma devolução ao fornecedor, referenciando uma entrada que possua regra de Substituição Tributária, os tributos de ICMS- ST, serão destacados/registrados em campos específicos, caso contrário, no processo de Devolução ao Fornecedor, o valor será considerado no campo Outras Despesas da tela de Impressão de Nota Fiscal.
Simulação de um lançamento de entrada via importação de XML + Devolução ao Fornecedor, considerando o novo processo de Substituição Tributária.
Considerando uma base de dados do Regime Lucro Presumido, e importando um XML que possui as TAGs de Substituição Tributária para os produtos, após o vínculo dos produtos, verificamos que o CST estará definido com o valor 10.
Após a conclusão dessa primeira etapa, o CST dos produtos deverá ser definido como 60.
Além disso, deverão ser calculados e destacados os valores nos campos "Base Subst. Tribut." e "Valor Subst. Tribut.", conforme exemplo abaixo:
Vale informar que, para essa regra de Substituição Tributária, não deverão ser destacados os valores nos campos Base do ICMS e Valor do ICMS na tela de Compras > Lançamento das Notas.
Quando comparados os valores "Base Subst. Tribut." e "Valor Subst. Tribut." entre SetaERP e XML, estes deverão estar coerentes/batendo.
Na tela de Lançamento das Notas, para os produtos, esse valores serão registrados nas colunas da imagem a seguir:
Quando concluída essa primeira etapa, referente ao lançamento da nota de entrada via Importação de XML, caso seja considerada a regra de Substituição Tributária, os dados (produtos, tributos, etc) serão gravados na tabela Movimento_Auxiliar, essa tabela, foi criada principalmente com esse objetivo, ou seja, registrar dados a partir do lançamento de entrada (Importação XML) quando no mesmo, existir ST. Uma espécie de cópia do que está registrado no XML.
Ao iniciar o processo de Devolução ao Fornecedor, atribuindo o fornecedor no campo Nome/Razão Social, deverá ser inserido o CST = 10 na tela de Impressão de Notas Fiscais, além disso,
No exemplo abaixo, estamos realizando a devolução integral da compra (importação XML) lançada, ou seja, os valores dos tributos, deverão manter coerência.
Observe no exemplo acima que, no processo de Devolução ao Fornecedor, além dos valores destacados nos campos Base ICMS ST e Valor ICMS ST, também serão destacados valores nos campos Base ICMS e Valor ICMS, isso vai acontecer devido a configuração global (citada anteriormente), estar marcada, abaixo, novamente o detalhe da configuração em questão.
Caso a configuração global (citada acima) esteja desmarcada, na emissão da Devolução ao Fornecedor, os valores serão destacados no campo Outras Despesas, conforme exemplificado abaixo, nesse caso, não serão destacados nos campos específicos "Base ICMS ST", "Valor ICMS ST".
Por fim, aproveitando essa demanda, fizemos melhorias e ajustes na abertura da tela de Impressão de NF, para operações de Devolução ao Fornecedor, quando informado o fornecedor no campo do rodapé da tela, conforme exemplo abaixo:
Ao definir o fornecedor e realizar a filtragem, serão listados os produtos (se existentes), com o checkbox marcado (lado direito):
Ao clicar em Devolver, os dados deverão ser exportados para a tela, considerando que o Fornecedor (campo Nome/Razão Social), deverá ser inserido automaticamente, além disso, para os produtos, deverá ser inserido automaticamente o CST, conforme exemplo abaixo:
Extras:
- Caso a Nota de Entrada (Importação XML), seja excluída, os dados vinculados a ela e registrados na tabela Movimento_Auxiliar, também serão excluídos.
- Ticket relacionado a essa demanda #368406 já vem correndo a mais de um ano e quando o suporte é acionado para verificar esse caso, a tratativa é feita manualmente, editando o XML e adicionando as TAGs necessárias;
- Nos próximos meses, mesmo a partir de quando a funcionalidade for liberada, continuarão existindo casos onde serão geradas devoluções que tomarão como base a tabela Movimento e, na mesma devolução, produtos que tomarão como base a tabela Movimento_Auxiliar, para esse cenário, como os valores de tributos e afins, serão considerados por duas tabelas diferentes, alinhado com Valéria e Cristiano para que o ajuste continue sendo feito manualmente pelo suporte-fiscal.